Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

EXPOSIÇÃO DA OBRA DE PORTINARI, GUERRA E PAZ, NO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO - MELINHA E MOISÉS ESTIVERAM LÁ.

   Imagine uma daquelas oportunidades que surgem na vida e que de forma alguma você pode perder. Pois é, aconteceu, ou melhor, está acontecendo. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro está com uma exposição dos painéis Guerra e Paz de Portinari. É uma oportunidade única para se ver de perto os dois últimos trabalhos de pintura do prestigiadíssimo Candido Portinari.
   Nos anos 50, o Brasil resolveu presentear a sede da ONU nos Estados Unidos e encomendou ao artista paulista uma obra que foi representada por dois painéis (14m x 10m, aproximadamente) que significou, para ele, o melhor do que já havia feito. Portinari dedicou os murais Guerra e Paz à humanidade.
   A obra foi concluída em janeiro de 1956, mas até então, ninguém a tinha visto em sua plenitude, nem o próprio Portinari. Começou um movimento entre um grupo de artistas e intelectuais da época que apelou ao Itamaraty para que os painéis fossem expostos no Brasil antes do embarque para os EUA. Dessa forma, o público teve acesso pela primeira vez aos murais Guerra e Paz, que foram expostos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a presença do Presidente Juscelino Kubitschek que, na ocasião, entregou ao artista a Medalha de Ouro de Melhor Pintor de 1955, concedida pelo Internacional Fine Arts Council de Nova York.
   Portinari foi proibido de participar da inauguração dos painéis na sede da ONU por ser simpatizante do comunismo.
   Na ONU, os painéis ficaram localizados no hall de entrada da Assembleia Geral, num local nobre, porém de acesso restrito.
   Uma grande reforma no edifício da ONU que durará até 2013 possibilitou a oportunidade inédita que temos agora, graças ao Projeto Portinari, de rever os painéis no mesmo Theatro Municipal do Rio de Janeiro, como em 1956.
   E Melinha e Moisés já tiveram essa oportunidade. Foi no último dia 29 de dezembro de 2010. Lá, puderam ver de perto a grandiosidade da obra de Portinari. Melinha, sensível à mensagem nos painéis, comentava a cada instante as impressões que tinha da abordagem de Portinari. Moisés, como não poderia deixar de ser, registrou aquele momento histórico.
   Pra quem se interessar, a exposição ficará no Theatro Municipal até o próximo dia 06 de janeiro. Os horários de visitação são 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h. Quem quiser, deverá chegar meia hora antes para poder pegar uma senha e entrar.

 

Melinha e Moisés contemplando os painéis Guerra e Paz, de Portinari.


Rodrigo e Marcela: amigos.

Os painéis Guerra e Paz em toda sua plenitude.


Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 29.12.2010. Quarta-feira.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

FRED

Ô cãozinho sabido!!! Ele é muito inteligente, parece gente. É esperto, é bonito e me fez de uma vez por todas encerrar a birra que eu tinha com os poodles. Aliás, diga-se de passagem: é a segunda raça de cão mais inteligente do mundo. O Fred é um grande amigo que temos em casa. É tudo de bom que existe num poodle.

NINA

Esta é a Nina. Ela chegou junto com a Polly em janeiro de 2010 e tornaram-se amigas inseparáveis. Dá um trabalhão danado quando tem quer sair pra rua com a gente, mas compensa tudo isso com todo o seu carinho. É seguramente a coisinha mais fofa do mundo. É claro, junto com a Polly, Fred, Luma, Ted, Princesa, Tob ... e todos os outros é claro!!!

LUMA e ALBERT: VEJAM SE ESSA EXPRESSÃO NÃO É MESMO UNIVERSAL

   Luma é o mais novo membro da família. Chegou por aqui no dia 13 de dezembro de 2010 e estava verdadeiramente um "caco". Toda molhada de chuva, bastante assustada e demasiadamente com fome. Teve a felicidade de ter seguido a pessoa mais bondosa que existe no mundo: Melinha. Não só ganhou uma casa nova, como também virou o mais novo xodó por aqui. Realmente, Luma nos trouxe bastante alegria e já foi devidamente vacinada. Agora, prestem atenção na fisionomia da Luma. Não é mesmo uma expressão patrimônio da humanidade?

Conheçam a minha querida Polly



Esta gracinha se chama Polly e é companheira inseparável de Nina, outra linda que está lá em casa desde janeiro de 2010. Recentemente Polly ganhou mais dois irmãozinhos: um lindo poodle chamado Fred e uma belezinha que ganhou o nome de Luma. Os quatro vivem na maior harmonia ao nosso lado.

FIM DE ANO NA CASA DE KATINHA E PEDRO

   Este final de ano promete ser bastante agitado na família. Todos irão se encontrar em Itaipú na casa de Katinha e Pedro. Já confirmaram presença: Shirley, Yolanda, Palmir, Elsie, Vinícius, Tatiana, Maria, Freitas, Melinha e Moisés. Como sempre será um encontro bem familiar para que todos coloquem os assuntos em dia. Não vai faltar alegria, como é rotineiro em todos os encontros da família.
Bem vindos!

Este espaço aberto a partir de hoje será um cantinho para estarmos um pouco mais próximos. Trocaremos idéias sobre os mais diversos assuntos e poderemos saber sempre por onde estaremos. Será um prazer poder compartilhar meus momentos pessoais com pessoas tão queridas.

Quero aproveitar a ocasião e desejar a todos um Ano Novo cheio de muita paz e saúde. Que em 2011 seja possível a realização de todos aqueles objetivos que ainda estão pendentes.

       Um grande abraço. Moisés.

SERIADOS ANTIGOS DA TV - Curiosidades sobre as suas séries de TV favoritas.

SERIADOS ANTIGOS DA TV - Curiosidades sobre as suas séries de TV favoritas.
Da esq. para a dir.: Bastidores do seriado Zorro, Estúdios Disney, 1957 ; Jonathan Harris, o Dr. Smith de Perdidos no Espaço no Programa da Hebe; estúdio em Burbanck onde foram gravados os seriados A Feiticeira, Jeannie é um Gênio, entre outros; bastidores do seriado Batman, 1966; Erin Murphy, a Tabatha do seriado A Feiticeira, em frente à casa onde foi gravada a série.