Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de março de 2011

HERÓI DE VERDADE

Moisés e o herói, Tiago Viana.
   Não é todo dia que se conhece um herói de verdade pessoalmente. Na última segunda-feira, dia 21 de março, Moisés encontrou no Forum de Niterói, o advogado Tiago Viana, um dos heróis que tiraram de dentro do mar o mergulhador Eduardo Quental, que ficou à deriva no meio da Baía de Guanabara durante 16 horas. Depois de sofrer um acidente próximo às ilhas Cagarras, em Ipanema, Eduardo ficou imobilizado do pescoço pra baixo e só não se afogou porque a roupa de mergulho que vestia lhe ajudou a boiar. Somente na manhã do dia seguinte, Tiago Viana e um amigo, o administrador Jorge Carvalho, que estavam pescando nas proximidades da praia resgataram o mergulhador. Curiosidade: Jorge não sabe nadar! 

   Uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, exibido no último dia 13 de março contou como tudo aconteceu (leia matéria abaixo).


globo.com/fantastico - 13/03/2011
Mergulhador passa 16h à deriva com o corpo paralisado
Eduardo Quental estava fazendo um mergulho nas Ilhas Cagarras, no Rio de Janeiro, quando bateu com a cabeça no fundo do barco. Ele foi resgatado a 21 km do local onde sofreu o acidente.

Um dia lindo. E em apenas dez minutos os amigos chegavam às Ilhas Cagarras, bem em frente à Praia de Ipanema, no Rio. Sob aquelas águas, eles pescam há décadas. Naquele dia, pegaram uma garoupa de 25 quilos. Mas decidiram dar mais um mergulho. Na subida para a superfície, um instante de distração.

“Não olhei para a superfície, e o barco também se deslocou um pouquinho. Então, na subida do mergulho, eu dei com a cabeça no fundo do barco. Não foi uma pancada muito forte, mas me imobilizou totalmente na hora. Instantaneamente eu perdi o movimento de todos os membros. Só fiquei com a cabeça mexendo”, conta o mergulhador Eduardo Quental.

O impacto na coluna o deixou paralisado do pescoço para baixo.

“Foi uma situação desesperadora, porque eu comecei a tentar mexer e vi que não mexia. Aí, eu percebi plenamente o que tinha ocorrido. Foi o pior momento, imaginei que eu fosse morrer afogado porque não podia me movimentar, estava debaixo d’água ainda e sem ar. Naquele momento, eu me despedi da minha mulher e da minha filha e fiquei aguardando a morte chegar, segurando o fôlego. Foram segundos como uma eternidade. Só que meu corpo foi se virando, e eu saí com a cara para cima respirando”, descreve.

A roupa de neoprene ajudou a boiar. E o cinto, com peso, deu estabilidade. Marcos, o companheiro, ainda estava na água e não viu nada. Quando Marcos voltou para o barco, encontrou a bóia de Eduardo sinalizando que ele ainda estava lá embaixo. Passados alguns minutos, chegou à conclusão mais óbvia em uma situação dessas: o companheiro tinha sofrido um apagamento e estava afogado lá embaixo.

“Minha preocupação não era subir no barco e procurar em volta, era procurar no fundo. Foi o que eu fiz. Quando chegando ao barco e não o encontrei, comecei a mergulhar em volta para ver se achava ele no fundo desmaiado”, conta Marcos Mantovani.

Eduardo não conseguiu pedir socorro. “Tentei dar uns gritos para o meu parceiro, mas como meu pulmão estava sem controle, eu tinha pouco ar, pouco fôlego. Então, ele não viu e aí foi”, diz.

E foi. Em poucos minutos, só o rosto estava de fora. Era um pontinho na imensidão do mar, ao sabor da correnteza. Mas com mais quatro horas de sol pela frente, ele achava que o resgate ia chegar.

“Eu falei: ‘Tranquilo, vão me achar daqui a pouquinho’. Ficava esperando por barulho de barco, de helicóptero. O tempo foi passando e nada. Não passou nenhum barco, nenhum helicóptero”, lembra Eduardo.

Muitos barcos foram mobilizados, mas procuravam longe de onde ele estava.

“A água estava no limite da boca. Eu tinha que manter o pulmão cheio, senão afundava um pouquinho. Então, tinha que fazer uma técnica de respiração: eu enchia o pulmão e aguentava uns 15 segundos. Enquanto isso, meu corpo boiava um pouquinho melhor e eu deixava as ondinhas lamberem minha cara. Não atrapalhava minha respiração e ia repetindo esse processo”, explica.

Outro risco: a hipotermia. Quando o corpo perde calor.

“Eu fazia exercícios com a cabeça e com a boca, que eu podia, e descobri também que tinha um movimento de ombro que me cutucava a região onde eu tive o apertamento da medula e me dava um choquezinho no corpo. Eu provocava a dor para poder me manter vivo. A questão é que eu teria que fazer isso durante muitas horas. O pôr do sol foi se aproximando e, quando escureceu, veio a segunda fase. Foi uma fase difícil. Eu tive consciência de que teria que sobreviver muitas horas naquela situação”, lembra.

A maré enchente carregou Eduardo para a entrada da Baía de Guanabara, rota de navios.

“Em torno das 23h, veio um cruzeiro desses de turismo muito grande, saindo da baía. Eu estava preocupado de cair nas turbinas do navio. Ele passou do meu lado. Até dei uns gritinhos, peguei água do lado e soprei para o alto, para ver se alguém via um chafarizinho. Mas, racionalmente, não havia a menor possibilidade”, diz Eduardo.

Como suportar as horas de escuridão e imobilidade?

“Eu me agarrei à vida. Percebi que eu queria muito viver. Eu tinha certeza de que ia ficar tetraplégico. Durante a noite, eu falei: ‘Tudo bem, não vou ficar com movimento. Isso não vale nada, eu quero a vida. Eu vou poder ver a minha filha crescer, vou poder estar com a minha mulher, minha família, meus amigos, vou estar pleno, minha cabeça está boa’”, conta Eduardo.

A maré mudou, e o rumo dele também. Desde as Ilhas Cagarras foram 16 horas e 21 quilômetros flutuando. Ao amanhecer, ele estava em frente à Praia de Piratininga, em Niterói.

A poucos metros da praia que seria a salvação, Eduardo sabia que estava enfrentando o maior risco desde a hora do acidente. Ele precisava ser resgatado antes da arrebentação. Qualquer pessoa que já pegou jacaré, que já atravessou a arrebentação, sabe a força que uma onda tem para deslocar um corpo. Agora imagine se essa pessoa está com pernas e braços paralisados. A lesão na coluna poderia ser agravada. Além disso, se a onda jogasse Eduardo na praia, na posição errada, de cabeça para baixo, ele poderia morrer afogado em um tantinho de água.

Eram 6h30 quando amigos que saíam para pescar pararam para olhar o mar e viram um vulto preto na água.

“Ele falava que era tartaruga; eu dizia que era lixo. Só quando chegamos perto da água mesmo constatamos que era uma pessoa”, conta o advogado Tiago Viana.

Jorge não sabe nadar. Tiago estava com medo de ser puxado para baixo. Foi Eduardo, que depois de tudo, ainda tranquilizou os dois e explicou o que deviam fazer.

“Eu até estranhei. Pelo que aconteceu, ele até que chegou à areia muito calmo, muito tranquilo”, diz Tiago.

A emoção é indescritível. “Com 60 anos de idade e sem nunca ter praticado uma aula de natação, não saber nadar nem o suficiente para me salvar, participar do resgate de uma pessoa assim”, conta o administrador Jorge Carvalho.

Ainda ali, na praia, Eduardo pediu para ligarem para a mulher dele. Ela havia passado a noite ouvindo que não havia esperança.

“Mesmo se ele não tiver recuperação nenhuma e ficar assim para sempre já está super no lucro, porque ele está de volta, lúcido. Estamos aqui conversando, vamos ficar juntos, vamos tomar vinho juntos, vamos acabar de criar nossa filha. Então, está no lucro total”, comemora Marina Quental.

No mesmo dia, Eduardo foi operado. Os médicos entenderam que a pancada provocou a paralisia porque ele tinha, sem saber, uma degeneração na coluna. Na cirurgia, eles removeram um pedaço de duas vértebras, permitindo que o fluxo fosse restabelecido.

“Estamos confiantes de que ele vai ter uma melhora grande com o passar dos meses. Não é uma coisa rápida, mas é evolutiva”, explica o médico Paulo José Pereira.

Um mês depois do acidente, os progressos aparecem. O braço e a perna direitos estão com movimento. A mão vai ficando cada vez mais firme. E quem já se conformava em viver paralisado agora faz planos

“Assim que eu puder, vou para dentro da piscina começar a treinar respiração. Se Deus quiser, eu vou voltar a fazer caça submarina melhor do que eu fazia antes. Essa é a minha ideia”, planeja Eduardo.
Fonte: globo.com/fantastico - 13/03/2011

sábado, 19 de março de 2011

NASCEU BEATRIZ: A CAÇULA DE LEO E RENATA

   No último dia 15 de março, no Hospital Santa Lúcia, por volta das 20h e 50 min. nasceu Beatriz, filha de Leo e Renata, que assumiu o posto de caçula daquela família. A pequenina chegou pesando aproximadamente 3, 55 kg e cheia de energia. A mamãe Renata passa bem.

   Conseguimos contato com o pai, Leo, que não consegue se conter de tanta felicidade pela chegada de Beatriz. Nos próximos dias o papai prometeu mostrar fotos exclusivas da pequena aqui no Blog.

   Na noite de ontem, Shirley e Yolanda, mandaram a seguinte mensagem: "Parabéns aos pais, Leonardo e Renata e ao irmão Bernardo pelo nascimento da Beatriz!"

   Melinha também mandou o seu recado: "Bem-vinda ao Mundo! Que ele te dê grandes ensinamentos para que você seja uma grande mulher! Parabéns ao papai, à mamãe e ao Bernardo."

   Katinha deixou a seguinte mensagem: "Seja bem-vinda Bia! Que você traga mais luz e felicidade à vida de Leo, Renata e Bernardo."

   É isso aí, durante esses meses ainda teremos muitas notícias pra publicar sobre este acontecimento importante na família. Desejamos que Beatriz possa trazer muita alegria para os seus pais e seja mais um motivo de orgulho para todos nós.

terça-feira, 8 de março de 2011

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

   Passei o feriado de hoje preparando uma singela homenagem ao dia internacional das mulheres. Gostaria de tê-la terminado ontem, mas não foi possível. De qualquer forma, nunca é tarde pra se dizer a uma mulher o quanto ela é especial.

   A força da mulher sempre demonstrou o quanto ela é capaz de transformar positivamente o mundo; suas idéias, sua determinação, seu senso de justiça, seu poder de sedução, a dedicação do seu amor,  tudo isso e muito mais faz da mulher a grande esperança da humanidade num mundo melhor, mais justo e solidário.

   Não foi possível reunir abaixo todas as mulheres que são especiais e que estão próximas de mim: irmãs, parentes, amigas. Devo - sem querer - ter sido injusto com alguém que deixei de fora, mas o amor da mulher, de todas as mulheres é superior a isso, não é mesmo? O que importa é que este dia especial é de vocês, todas as mulheres! Parabéns! 

                                                                                   Moisés.

segunda-feira, 7 de março de 2011

RESPOSTAS DAS ÚLTIMAS PERGUNTAS


     1. QUEM HOMENAGEOU POR 03 (TRÊS) VEZES CONSECUTIVAS, COMO TEMA DO SEU ANIVERSÁRIO, O HERÓI DOS QUADRINHOS BATMAN? 
 

    Total: 03 (três) votos.

    a. Lucas - 0 voto (0%); b. Yolanda - 0 voto (0%); c. Gabriel - 2 votos  (66%); d. Bernardo - 2 votos (33%).



  Acertou quem optou por Gabriel. Ele homenageou em 03 (três) festas consecutivas o seu herói preferido, Batman.     

    2. QUAL O FILME QUE MOISÉS MAIS ASSISTIU NO
CINEMA?   
 
     Total: 02 (dois) votos
 
     a. A Noviça Rebelde - 1 voto (50%); b. Os Caçadores da Arca Perdida - 1 voto (50%); c. Psicose 0 voto (0%); d. De volta Para o Futuro - 0 voto (0%).   


Indiana Jones (Harrison Ford)
  
 
    O filme que Moisés mais assistiu no cinema foi Os Caçadores da Arca Perdida. Foram oito vezes e meia !!! Essa fração final foi porque àquela altura ele já não tava aguentando mesmo. Naquela época, 1981, as pessoas podiam ficar no cinema e assistir ao filme quantas vezes quisessem. Moisés assistiu várias sessões num dia só e voltou depois pra assistir mais. Hoje em dia, com a qualidade péssima do roteiro dos filmes isso é difícil de acontecer; muitos filmes são tão complexos que somente o roteirista deles é que podem entender e aguentar vê-los novamente.    
    
Uma curiosidade: na época do lançamento do primeiro filme de Indiana Jones ficamos sabendo que o chapéu que ele usou no filme foi fabricado aqui no Brasil.
   3. A ATUAL CONSTITUIÇÃO DO PAÍS FOI PROCLAMADA EM QUE ANO?
   Total: 02 (dois) votos

   a. 1989 - 0 voto (0%); b. 1978 - 0 voto (0%); c. 1988 - 2 votos (100%); d. 2001 - 0 votos (0%).
Constituição - 1988
  A atual Constituição brasileira foi proclamada no dia 5 de outubro de 1988.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

DO FUNDO DO BAÚ


Da esq. para dir.: Manfredo, Simão Pedro, Moisés,
Mônica e Catarina Augusta.
   Eis uma foto rara encontrada no fundo do baú. Nela aparecem Moisés e seus irmãos: Manfredo, Simão, Mônica e Catarina Augusta. O momento foi registrado por volta de 1974 e faz parte do arquivo pessoal da família.
   Na foto não aparece Tânia Raquel, a irmã mais velha, porque ela havia ficado em João Pessoa, quando a família veio morar no Rio, em 1971. 

AMBIENTE DE TRABALHO

domingo, 30 de janeiro de 2011

POLLY E NINA: 1 ANO COM MELINHA E MOISÉS

    Este é um domingo muito especial para Melinha e Moisés. Faz um ano hoje que eles viram pela primeira vez aquelas duas que dariam um significado bastante especial em seu amor pelos animais: Nina e Polly.
Polly e Nina, no dia 30 de janeiro de 2010. Sáb.

   A idéia inicial era criar um cãozinho só. Melinha fez um contato com membros da SONIPA, uma organização que trata desses animais em Niterói. Queria apenas um cãozinho para cuidar quando fossem pra nova casa, que tinha um espaço maior. Cristina, uma pessoa muito legal que faz parte da SONIPA e cuida de animais necessitados retornou à ligação e informou que poderia arranjar um cãozinho como Melinha queria. Marcou pra levar o bichinho no dia 30 de janeiro de 2010. No dia anterior, ligou e perguntou se poderia levar junto mais um cãozinho, de porte menor, só pra ela conhecer. Eram duas fêmeas. Melinha havia decidido que ficaria com a maior e lhe daria o nome de Nina. Mas aí chegaram as duas: uma maiorzinha, com olhar tristonho que recebeu o nome de Nina; a segunda, mais discreta ainda, recebeu inicialmente o nome de Panda, mas depois, o nome Polly lhe assentou melhor.
Os irmãos: Nina, Polly, Fred e Luma.
   Pois é, já se passou um ano e muita coisa já foi vivida por Melinha e Moisés com as duas que, aliás, já ganharam mais dois irmãos: o Fred e a Luma. O primeiro, um poodlezinho esperto pra caramba e muito decidido; a segunda, uma cachorrinha muito dócil que recebeu o nome de Luma, e é a cara daquele cãozinho Copérnico, do filme DE VOLTA PARA O FUTURO, pertencente ao Dr. Emmett L. Brown, de 1955. Os quatro se dão muito bem, se é que, de vez em quando Moisés tem que apartar uns pegas entre Polly e a Luma.
   Hoje, um ano depois, Nina e Polly são inseparáveis. Nina ainda carrega aquele jeitinho discreto e calado que derrete qualquer um que mira o seu olhar. Polly é um pouquinho ciumenta; não pode ver Melinha ou Moisés fazer um agrado num dos irmãos que já se mete no meio pra chamar à atenção só pra ela. Mas todos vivem na maior paz, no maior amor!
   Cuidar de um animal é uma responsabilidade muito maior do que muita gente possa imaginar; é preciso se preocupar com medicamentos, alimentação, conforto e tudo mais que os bichinhos possam necessitar. Eles dependem muito de nós: sentem medo, fome, necessidades fisiológicas, sono, vontade de brincar, correr, sentir carinho, dar carinho e tudo mais.
   E não é preciso ter um animalzinho desses em casa pra sentir como é recompensador para o espírito cuidar dele. Nem mesmo precisa ser um cão, basta escolher um e cuidar.
Nina - 30 jan. 2010. Sáb.




Polly - 30 jan. 2010. Sáb.






Nina - 30 jan. 2010. Sáb.
Polly e Nina - inseparáveis desde o início - 30 jan. 2010. Sáb.

Polly - 30 jan. 2010. Sáb. 


Nina e Polly - 30 jan. 2010. Sáb.
Polly - foto mais recente - 2010.

Nina - foto mais recente - 2010.
                    
Nina e Polly - foto mais recente - 2010.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

VEJA, ABAIXO, AS RESPOSTAS

      1. QUAL FOI O PRESIDENTE BRASILEIRO QUE LANÇOU O PLANO REAL?

    Total: 03 (três) votos.

    a. Fernando Collor - 0 voto (0%); b. José Sarney - 0 voto (0%); c. Fernando Henrique Cardoso - 1 voto (33%); d. Itamar Franco - 2 votos (66%).
Itamar Franco
  O Presidente Itamar Franco foi o responsável pelo lançamento, em julho de 1994, do Plano Real. Na época o seu Ministro da Fazenda era Fernando Henrique Cardoso que o sucedeu na Presidência da República. Itamar havia substituído o Presidente Fernando Collor de Mello - do qual era Vice - que havia sofrido o impeachment.





  
   2. QUE BANDA MUSICAL YOYO ASSISTIU DUAS VEZES QUANDO SE APRESENTOU NO BRASIL?

     Total: 06 (seis) votos

     a. Família Dó-Ré-Mi - 0 voto (0%); b. RBD - 5 votos (83%); c. Beatles 1 voto (16%); d. Titãs - 0 voto (0%).
  Yoyo assistiu duas vezes a apresentação da Banda RBD no Brasil. As duas vezes foram em ocasiões diferentes, mas foram!!!


RBD

   3. QUAL DOS PRIMOS DE YOYO, ABAIXO, É O MAIS CHEGADO A UM ROCK PAULEIRA?

   Total: 06 (seis) votos

   a. Lucas - 0 voto (0%); b. Gabriel - 0 voto (0%); c. Thalles - 4 votos (66%); d. Paolo - 2 votos (33%).
Thales

  Essa é fácil como fazer pipoca. Thales é fã de rock pauleira e sabe tudo sobre os principais ídolos do barulho.
   Uma curiosidade: o gesto que Thales faz com a mão, na foto ao lado, significa "Eu te amo!" 

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ALGUÉM MUITO ESPECIAL



   Ela é educada, inteligente, é boa filha e de quebra – faça sol ou chuva – está sempre de bom humor. Dias desses era uma menininha que se dirigia a todos com voz melosa pra dizer o que queria. Aliás, até hoje é assim; cresceu e recentemente se casou com um rapaz muito legal que conquistou seu coração. Sim, é sobre ela mesmo que estamos nos referindo: Kelly.
   A família reuniu-se no mês de junho do ano passado para festejar o enlace matrimonial da Kelly com o Wagner. A ocasião foi muito festejada por todos que compareceram à cerimônia.
   Os pais da noiva não se contiveram de tanta emoção; os irmãos, Paolo e Bruno, também se emocionaram bastante. Kelly chamou muito a atenção dos convidados vestida num belíssimo vestido branco.
   A cerimônia foi celebrada pelo pastor Natã, que já conhecia a noiva desde a infância e testemunhou o início daquele relacionamento.
   Terminada a cerimônia deu-se, ali mesmo no local, um agradável coquetel, oportunidade em que os familiares, amigos e convidados do casal tiveram tempo de cumprimentá-los e tirar fotos com eles.
   Kelly está morando no Rio, mas sempre que tem chance visita os pais, Lígia e Paulo, que moram em São Gonçalo. Apesar da distância, faz questão de estar sempre perto daqueles que tanto ama e quer bem.
   Abaixo, alguns momentos registrados na cerimônia de casamento de Kelly e Wagner. Momentos inesquecíveis que guardaremos com um carinho muito especial. 

A entrada da noiva.

Os pais da noiva, Paulo e Lígia.
Pedro, Katinha, Fátima, Maria, Lígia, Melinha,
Shirley e Yolanda.

Pedro, Wagner, Kelly e Katinha.



Wagner, Kelly, Melinha e Moisés.


Os pais dos noivos.

Os padrinhos do noivo.

Os padrinhos da noiva.





    
Shirley, Yolanda e Kelly.
      
 
Primos do noivo.
                     

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

LEONARDO E VÍTOR SE UNEM AO MOVIMENTO DE SOLIDARIEDADE PARA AJUDAR VÍTIMAS DA REGIÃO SERRANA



Leo
 
Vítor
   Leonardo e Vítor, filhos de Maria e Freitas, sensibilizados com a situação que se abateu sobre a Região Serrana do Estado juntaram-se ao movimento de solidariedade formado por moradores de Itaipu que vem coletando doações para as vítimas da tragédia. Os irmãos, desde a semana passada, estão conseguindo arrecadar entre os familiares e amigos, doações que estão sendo enviadas para as regiões atingidas pelas enchentes.  
  
   Rosa, amiga de Maria de longa data, também está empenhada nesse movimento e levou sua colaboração ao posto localizado no 12º BPM de Niterói.
   Postos de arrecadação de doações estão espalhados em todo o Estado. Em São Gonçalo, logo na entrada do Shopping São Gonçalo existe um; outro, já mencionado, funciona no 12º BPM de Niterói; a Câmara Legislativa de Niterói também está com um posto.
   Infelizmente, até o fechamento desta matéria, já foram oficialmente contadas as perdas de 760 vidas humanas.






sábado, 15 de janeiro de 2011

YOLANDA COMEMORA SUA MAIORIDADE JUNTO A FAMILIARES E AMIGOS EM RESTAURANTE DE CHARITAS


Sentido horário: Melinha, Katinha, Thales, Yoyo, Lucas, Gabriel, Shirley e Ângela.

Sentido horário: Ângela, Shirley,
Melinha, Katinha e Yoyo.
  Yolanda curtiu o seu aniversário, ontem à noite, junto a familiares e amigos num conhecido restaurante em Charitas, Niterói.

  Nem mesmo a exibição do último capítulo da novela Passíone foi suficiente para ofuscar o brilho da comemoração. Yoyo dividiu atenções entre os que foram ali prestigiá-la.


 Anteriormente, na parte da tarde, Yoyo havia assistido à uma sessão de cinema acompanhada dos primos Lucas, Gabriel e Thales. 

Sentido horário: Melinha, Katinha, Thales, Lucas,
Pedro, Gabriel, Yoyo, Shirley e Ângela.

Yoyo e Shirley. Gabriel, ao lado, observa.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

NIVER DE YOYO

   Feliz Aniversário, Yoyo!
  Antes de nascer, você já tinha um lugar especial em meu coração. Quando você nasceu, conquistou todo meu coração. E nesses 18 anos, meu respeito e admiração por você só fizeram aumentar. Sou sua admiradora nada secreta! 
  Te amo! Parabéns!
                                                                Melinha   

SERIADOS ANTIGOS DA TV - Curiosidades sobre as suas séries de TV favoritas.

SERIADOS ANTIGOS DA TV - Curiosidades sobre as suas séries de TV favoritas.
Da esq. para a dir.: Bastidores do seriado Zorro, Estúdios Disney, 1957 ; Jonathan Harris, o Dr. Smith de Perdidos no Espaço no Programa da Hebe; estúdio em Burbanck onde foram gravados os seriados A Feiticeira, Jeannie é um Gênio, entre outros; bastidores do seriado Batman, 1966; Erin Murphy, a Tabatha do seriado A Feiticeira, em frente à casa onde foi gravada a série.