Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

ESPECIAL: CURIOSIDADES SOBRE OS SERIADOS ANTIGOS DA TV

   Todo mundo sabe que Moisés é um saudosista incondicional dos seriados antigos da TV e coleciona muitos artigos relacionados ao tema. Foi num aparelho de televisão da marca Telefunken que ele assistiu aos primeiros seriados na televisão: Papai Sabe-Tudo; Pimentinha, Jeannie é um Gênio; A Feiticeira; Perdidos no Espaço; Batman; Os Três Patetas; Zorro e muitos outros.

   Era uma época muito gostosa e muito diferente também. Não havia os equipamentos tecnológicos que existem hoje por aí; a garotada tinha na TV uma grande fonte de entretenimento e, diga-se de passagem, com uma qualidade muito superior a que existe atualmente.
   Hoje com a Internet os fãs daqueles seriados antigos da TV ganharam um item muito especial: reportagens e imagens inéditas dos bastidores das séries.
   Muita gente tem curiosidade em saber por onde andam os astros dos seriados que tanto curtimos desde a infância. Nesta sessão publicaremos, esporadicamente, algumas curiosidades:

   DR. SMITH, DE PERDIDOS NO ESPAÇO, NO PROGRAMA DA HEBE
   Em 1969, o ator Jonathan Harris que interpretou magnificamente o terrível Dr. Smith veio ao Brasil para promover a série Perdidos no Espaço e esteve no programa da Hebe, onde conheceu o dublador Borges de Barros (aquele que interpretava o mendigo no programa A Praça é Nossa). Na ocasião o apresentador Jô Soares serviu de intérprete na entrevista.

Jonathan Harris (Dr. Smith) e Hebe - 1969
Da esq. para a dir.: o elenco de Perdidos no Espaço; Dr. Smith e o Robô;
o próprio: Dr. Smith.

   O saudoso Jonathan Harris, faleceu no dia 03 de novembro de 2002.
  
   A FEITICEIRA

   Outra série que marcou época foi A Feiticeira, estrelada por Elizabeth Montgomery, que foi gravada nos estúdios da Columbia, em Burbank, Califórnia.
   Da série original muitos atores já morreram: Elizabeth (Samantha) em 18 de maio de 1995, vítima de câncer; Dick York (o primeiro marido James) em 20 de fevereiro de 1992; Dick Sargent (o segundo James) em 09 de julho de 1994.
   Curiosamente, o primeiro ator a ser escolhido para o papel foi Dick Sargent, que não pôde assumir naquele momento, vindo a ser substituído por Dick York.
Erin Murphy - a Tabatha do
seriado A Feiticeira.
   Entre os atores que ainda estão vivos da série estão: Bernard Fox, Diane Murphy e Erin Murphy (as gêmeas que se revezavam no papel de Tabatha).

Tabatha e a mamãe, Samantha - A Feiticeira
(1964-1972)

     Os cenários em Burbanck onde era gravada a série, serviu de cenários, também, para: Jeannie é um Gênio, A Família Dó-Ré-Mi e outras. Veja algumas fotos recentes da casa:

1164 - Morning Glory Circle: este é o endereço da Feiticeira.
Foto recente.

Burbanck, Califórnia: neste estúdio foram gravados os seriados
A Feiticeira, Jeannie é um Gênio, A Família Dó-Ré-Mi e outros.

Erin Murphy em frente à casa, no estúdio
em Burbanck.

     ZORRO


Set de filmagem - Episódio: O Fantasma da
Missão - Henry Calvin e Guy William 
(Sargento Garcia e Don Diego).
    O Zorro foi outro seriado que fez muito sucesso. Produzido pelos estúdios Disney, a partir de 1957 foi importante para ajudar na construção da Disneylândia.

   Guy Williams, que mais tarde interpretaria o Professor John Robinson da série Perdidos no Espaço foi escolhido para interpretar o cavaleiro mascarado. O sucesso da série rendeu três filmes após o cancelamento da série, com os mesmos       atores. Os três filmes foram produzidos para a TV.          
   Guy Williams se encantou pela Argentina quando esteve por lá em visita em 1973 e foi convidado pela Presidente Isabelita Perón para fixar residência no país. Williams aceitou e foi morar na Argentina em 1979, ficando por lá até sua morte, aos 65 anos, em 04 de maio de 1989, quando foi encontrado morto em seu apartamento.
   Entre 1973 e 1975, Guy Williams se apresentou várias vezes caracterizado como o Zorro, ao lado do ator Henry Calvin, que interpretou na série o bem humorado Sargento Garcia. Calvin faleceu em 18 de outubro de 1975.

Guy Williams (Zorro) e Henry Calvin (Sargento Garcia)
chegando à Argentina.

   BATMAN
   Pra fechar a postagem de hoje, relembraremos outra série que marcou: Batman. Estrelada por Adam West e Burt Ward, a série apresentou aquele que é considerado até hoje quem melhor personificou o Homem-morcego: Adam West.

   Sabemos muito hoje sobre o temperamento difícil de Adam West. Embora, muito amigo de Burt (Robin) os dois tiveram vários atritos nos bastidores por conta do seu ego. O Batman queria aparecer mais em frente às câmeras e na medida do possível procurava boicotar as cenas em que Burt poderia ter mais tempo para aparecer. Mesmo assim, os dois mantiveram um bom relacionamento que dura até hoje e estão sempre juntos nas Convenções promovidas para reunir os fãs da série.
Set de filmagem:
Comissário Gordon (Neil Hamilton), Batman e
Robin (1966-1968).

Adam West e Burt Ward (Batman e Robin / 1966-1968):
intervalo de gravações.
   Batman contou com uma galeria muito especial de atores convidados que interpretaram os vilões da série: Frank Gorshin (Charada); Cesar Romero (Coringa); Julie Newmar (Mulher-Gato); Burgess Meredith (Pinguim); Vicente Price (Cabeça de Ovo), entre outros.


   AS MUSAS DO SERIADO BATMAN

   Não podemos mencionar Batman sem tratar de duas musas que mexeram com o imaginário dos fãs da série: Batgirl e Mulher Gato. A primeira interpretada por Yvonne Craig e a segunda por três atrizes distintas: Julie Newmar (a mais famosa); Eartha Kitt (conhecida cantora profissional) e Lee Meriwether (a mulher gato do filme Batman feito para o cinema em 1966 e que, também, Interpretou a Dra. Ann na série O Túnel do Tempo). Para os fãs da série, reconhecidamente, foi Julie Newmar que fez a Mulher-Gato mais sensual das telas.
   Yvonne Craig fez de sua Batgirl uma personagem muito carismática que se tornou muito querida entre os fãs do seriado.

Da esq. para a dir.: Batgirl (Yvonne Craig); Julie Newmar;
Eartha Kitt e Lee Meriwheter.

   Brevemente voltaremos a tratar das curiosidades dos seriados da TV que marcaram época.

33 comentários:

  1. Parabens Moisés, muito bom trabalho. Há algumas fotos e informações que desconhecia, apesar de estar sempre que posso, procurando informações sôbre seriados da década de 60 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai?

      O seu reconhecimento ao meu modesto trabalho é um valioso incentivo para mim. Obrigado por seu comentário - muito simpático, por sinal - e por favor, escreva novamente.

      Seja sempre bem-vindo!

      Excluir
  2. Ola moisés, tenho 44 anos e esta série me fas lembrar meu tempo de criança com muita saudade, aproposito, julie newmar foi a mulher gato mais gata até os dias de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão. E olha que ela - apesar do tempo - ainda continua muito linda.

      Aguarde que vem por aí uma matéria especial sobre Batman... e mais Julie Newmar! Um abraço.

      Excluir
  3. óla ,tudo bém, sou daquela época que tudo era melhor que hoje,e principalmente essas series que não "largam" de mim, e nem do meu imaginário,ainda olho pro céu esperando vêr a JUPTER 2 sobrevoar o céu aonde moro.

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão, era uma época muito cheia do que ver na TV, não é mesmo? Hoje não temos mais seriados como aqueles sendo produzidos. Havia uma ingenuidade no ar que se perdeu. Mesmo assim, ainda existem pessoas como você que sabem apreciar o que é bom. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons tempos que nao voltam mais,estou com 45 anos e de vez enquando eu falo para os meus filhos destas series e seriados inesqueciveis que com o se belo trabalho moises nos faz voltar aos tempos em que a tv passava coisas boas.

      Excluir
  5. tenho ótimas lembranças de varios seriados dos anos 60 e 70, que marcaram muito a minha infância. Parabéns pelo seu trabalho,continue nos dando notícias desses personagens que marcaram para sempre nossas vidas,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo incentivo, Pedro! Aguarde que estou preparando uma matéria muito especial sobre os nossos velhos seriados. Volte mais vezes ao Blog. Um grande abraço! Moisés.

      Excluir
  6. Caro Moisés,
    parabéns por este ótimo trabalo, proporcionando aos adultos de hoje a recordação da época da adolescência, quando tudo era bom e aTV encantava com a sua programação, principalmente os seriados e desenhos animados.
    Boa sorte!
    Antonio Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por suas palavras, Antonio! Seja, também, sempre bem-vindo por aqui. Um grande abraço! Moisés.

      Excluir
  7. Olá Moisés.
    Como esquecer esses seriados que tanto nos marcaram? Adorei seu blog. E em especial sou apaixonada pela casa de Samantha a Feiticeira, achei algumas fotos, mas adoraria ver a planta da casa!
    E estou postando muito no meu Face para que as TVs voltem com esses seriados, por que prá cá nós, tem tanta porcaria sendo colocada no ar para nossos filhos verem!!!
    Falarei do seu blog em meu Face, parabéns querido pelo trabalho, e muito obrigada! Daysi Almeida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daysi, como vai? Olha eu devo ter alguma planta da casa da Samantha, mas não sei se poderá servir ao seu propósito. De qualquer maneira vou procurar nos meus arquivos. O que encontrar separo pra você, tá? Continue mantendo contato. Um grande abraço!

      Excluir
  8. Obrigada Moisés, toda ajuda será bem vinda!
    Também tentei visitar pelo Google Maps a rua Burbanck, Califórnia, mas não tive muita sorte...Ficarei aguardando.
    Abraço. Daysi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Daysi!

      Burbank (sem o "c") era o nome do Rancho onde foram gravadas as cenas externas de A feiticeira, Jeannie é um Gênio e outros seriados. Fica em Los Angeles, na localidade de mesmo nome. O local, agora, é conhecido como Rancho Warner porque pertence aquele Estúdio. Como você digitou Rua Burbanck (e ainda acrescentou o "c") não teve êxito.
      No Google Maps, digite o seguinte endereço:

      Warner Brothers Ranch, North Hollywood Way, Burbank, CA, EUA

      Mas preste atenção: o satélite só vai te proporcionar uma visão aérea do local. Como é uma propriedade particular você só poderá passear nas ruas próximas. De qualquer maneira, a resolução das imagens são ótimas. Você vai gostar!
      Mais uma coisinha: vai ser publicada no Blog uma postagem sobre o seu pedido da planta da casa da Samantha, tá? Aguarde! Um abraço! Moisés.

      Excluir
    2. Olá, Daysi!
      Seja bem-vinda ao time! Por favor, reenvie a sua última mensagem, tá? um abraço!

      Excluir
  9. Olá, Moisés.
    Consegui visualizaras imagens, são realmente muito boas, obrigada!
    Aguardo postagens suas sobre a casa da "Samy"
    E, em meu face, postei sobre seu Blog, sei que muitas pessoas, que também são fãs desses seriados, vão se encantar com as curiosidades.
    Abração
    Daysi

    ResponderExcluir
  10. Olá, Moisés,como vai? Nos encontramos no Plaza em Niterói estava acompanhada do meu marido na livraria Saraiva apreçando alguns dvds de séries antigas,que gosto muito, e paramos para conversar sobre elas e alguns detalhes que desconhecia. Como você sugeriu o documentário e, fiquei bem curiosa ,assisti e foi bem bacana Hollywood no cerrado. Se você souber de documentários ou matérias sobre a Era de ouro de Hollywood ou até mesmo curiosidades eu te agradeceria. E termino dizendo que você está de Parabéns pelo o seu blog foi muito bom relembrar uma época maravilhosa da Tv que parece esquecida,mas que não foi esquecida por nós fãs de carterinha dos bons tempos.Obriga,viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai, Christine?
      Olha, foi um prazer muito grande conhecer um casal tão simpático como vocês. Fiquei impressionado com seus conhecimentos televisivos, viu? É sempre bom encontrar alguém que sabe do assunto! Um grande abraço e não deixe de manter contato.

      Ah, sim, esta sua postagem foi originalmente postada em 12 de abril de 2014 19:18, mas por motivos de conexão só teve como ser publicada hoje, dia 15 de abril de 2014, tá?

      Excluir
  11. Olá,Moisés! Tudo bem? Gostaria de saber se vc sabe se existe sites sobre a época de ouro de hollywood ou matérias sobre o assunto ? Se vc souber desde já agradeço a ajuda,Um grande abraço!

    Postado por Christine Santos no blog BLOG DO MOISÉS em 22 de abril de 2014 23:43

    Publicada em 23 de abril de 2014 23:26

    ResponderExcluir
  12. Como vai, Christine!

    Você poderá visitar páginas com matérias muito interessantes sobre a era de ouro de Hollywood. Nos sites de busca pesquise sobre o jornalista Maurício Kus – ele ciceroneou a visita de muitos astros do cinema internacional aqui no Brasil. Esteve no I FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO BRASIL, realizado em São Paulo, em 1954.

    Outra personalidade que você deve pesquisar, também, nos sites de busca é Dulce Damasceno de Brito. Ela foi correspondente em Hollywood durante 16 anos. Conviveu com muita gente famosa do cinema. Até pouco tempo, antes de falecer em 2008, escrevia uma coluna na última página da Revista Set contando curiosidades sobre o cotidiano com os astros de Hollywood. Tornou-se amiga de Carmem Miranda.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá Moisés, felicíssima em ter encontrado seu blog! uau ...amo ler sobre os seriados anos 60\70 décadas áureas da TV. Gostaria de saber se existem locais à serem visitados das gravações de ZORRO (Guy Williams). Há muitos anos vi algumas fotos de fãs em locais onde se passaram vários episódios do seriado, mas nem faço ideia de onde isso fica. Ficaria encantada em poder fazer este passeio. Se puder me indicar ficarei muito agradecida. Parabéns e continue postando essas maravilhas no seu blog. Tenha certeza de que estamos amando! Grande abraço.
    Eliana Giordano Santa Rita

    Postado por Eliana Giordano no blog BLOG DO MOISÉS em 14 de maio de 2014 22:3

    Publicada em 19 de maio de 2014 02:54

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai, Eliana?
      Primeiro, quero pedir desculpas pela demora em responder sua mensagem. Tentei fazer isso no mesmo dia que você a enviou, mas por problemas de acesso ao site Blogger.com, somente agora consegui.

      Aqui vai:

      Se você leu aqui no Blog a postagem "VIAGEM VIRTUAL ÀS LOCAÇÕES DE SERIADOS ANTIGOS DA TV: A FEITICEIRA, JEANNIE É UM GÊNIO E OUTROS" (postagem do dia 30.12.2013) viu fotos de locações do seriado Zorro, não é mesmo? Pois bem, anote aí o endereço da Mission San Luis Rey de Francia:

      4070 Mission Avenue
      Oceanside, CA, United States 92057
      Telefone +1 760-757-3250

      Site:
      http://www.sanluisrey.org/

      Boa sorte! Se for até lá, não deixe de mandar umas fotos pra gente publicar aqui, tá?

      Um grande abraço!
      Moisés


      Excluir
  14. Bons tempos que nao voltam mais,estou com 45 anos e de vez enquando eu falo para os meus filhos destas series e seriados inesqueciveis que com o se belo trabalho moises nos faz voltar aos tempos em que a tv passava coisas boas.

    Postado por cosme alves no blog BLOG DO MOISÉS em 7 de junho de 2014 12:31

    Publicado no blog BLOG DO MOISÉS em 19 de junho de 2014 18:24

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser muito legal ter um pai que fala pra gente de uma época tão boa como a que vivemos, não é mesmo? Obrigado pelo incentivo de suas palavras.

      Ah, sim, gostaria de pedir desculpas pela demora na publicação de sua postagem, viu? Mas aí está!

      Um grande abraço! Moisés.

      Excluir
  15. Moisés, por onde anda Françoise Hardy,se consegue muitas coisas dela como cantora,mas como atriz o que mais fez além de Grand Prix?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, Moisés, até hoje vejo em DVD os seriados "Jeannie é um Gênio", "Terra de Gigantes", "A Feiticeira", "I Love Lucy", "Agente 86", e outros mais. Gostaria de saber se é verdade que o ator Larry Hagman tinha problemas com praticamente todo o elenco, e quais seriam esses problemas. Adorei conhecer seu blog e estarei sempre aqui. Aguardo um retorno, OK? Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Como vai, Leda?
    Olha, sobre Larry Hagman, o que sei é que ele era um ator muito divertido nos bastidores de Jeannie. É bem verdade que algumas vezes, ele chegou a gravar depois de algumas doses de bebida, vício que mais tarde o levaria a um transplante de fígado em 1995.
    No site da jornalista Fernanda Furquim, ela conta que por volta da quarta temporada da série, houve uma queda na audiência, mas não o suficiente para impedir a produção da quinta temporada, e também, a última.
    Quando soube que os produtores pretendiam realizar o casamento de Jeannie e o Major Nelson, Hagman foi contrário a ideia, pois achava que isto contribuiria para o fim da série. Contam que ele chegou a subir na mesa de reuniões dos executivos da NBC para protestar. Mas por força contratual, teve que continuar filmando a série. A contrariedade dele foi tamanha que mudou consideravelmente o seu bom comportamento nos bastidores.
    Leia a matéria de Fernanda Furquim no link, abaixo:
    http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/falecimentos/larry-hagman-1931-2012/

    Ah, sim, Leda, não sei se você sabe, mas a mãe de Larry Hagman, Mary Martin morou muitos anos aqui no Brasil, na cidade de Anapólis. Por conta disso muitos artistas famosos de Hollywood podiam ser vistos pela cidade, quando visitavam a atriz, inclusive, seu filho, Larry Hagman esteve por lá várias vezes. Tinha até uma residência quando vinha ao Brasil. Após a morte da mãe, o imóvel foi doado ao seu administrador.
    A história de Mary Martin e a presença do seu filho em Anapólis é contada em detalhes no excelente documentário “Hollywood no Cerrado”, dos documentaristas Armando Bulcão e Tânia Montoro. É imperdível! Assista.

    ResponderExcluir
  18. Grato pelo gentil comentário. O filme pode ser adquirido através do e-mail armandobulcao@gmail.com ou do site do mercado livre http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710591181-hollywood-no-cerrado-documentario-cor-dvd-85-min-2011-_JM.
    Armando Bulcão, diretor do filme "Hollywood no Cerrado"

    ResponderExcluir
  19. Armando, como vai? Quanta honra! Estou devendo aqui no Blog uma matéria especial sobre esse excelente trabalho realizado por você, viu? Logo, logo tratarei do tema. Um grande abraço! Moisés.

    ResponderExcluir
  20. Приветствую! Мне нравятся сериалы 50-60-70 годов всего мира! Ваши красные драпировки отсылают к сериалу Твин Пикс!

    ResponderExcluir
  21. O texto acima está escrito em russo e diz: "Saudações! Eu gosto de séries de 50-60-70 anos do mundo inteiro! Suas cortinas vermelhas referem-se à série de TV Twin Peaks!"

    A nossa resposta é:
    Obrigado por sua honrosa participação de tão longe. Não, as cortinas não se referem ao seriado Twin Peaks!"

    Tradução
    перевод

    Вышеупомянутый текст написан на русском языке и говорит: «Приветствую! Мне нравятся 50-60-70 лет со всего мира! Их красные занавески относятся к сериалу Twin Peaks!»
    Наш ответ:
    Благодарим вас за ваше почетное участие. Нет, шторы не относятся к шоу Твин Пикс!

    ResponderExcluir

SERIADOS ANTIGOS DA TV - Curiosidades sobre as suas séries de TV favoritas.

SERIADOS ANTIGOS DA TV - Curiosidades sobre as suas séries de TV favoritas.
Da esq. para a dir.: Bastidores do seriado Zorro, Estúdios Disney, 1957 ; Jonathan Harris, o Dr. Smith de Perdidos no Espaço no Programa da Hebe; estúdio em Burbanck onde foram gravados os seriados A Feiticeira, Jeannie é um Gênio, entre outros; bastidores do seriado Batman, 1966; Erin Murphy, a Tabatha do seriado A Feiticeira, em frente à casa onde foi gravada a série.