Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

EXPOSIÇÃO DA OBRA DE PORTINARI, GUERRA E PAZ, NO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO - MELINHA E MOISÉS ESTIVERAM LÁ.

   Imagine uma daquelas oportunidades que surgem na vida e que de forma alguma você pode perder. Pois é, aconteceu, ou melhor, está acontecendo. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro está com uma exposição dos painéis Guerra e Paz de Portinari. É uma oportunidade única para se ver de perto os dois últimos trabalhos de pintura do prestigiadíssimo Candido Portinari.
   Nos anos 50, o Brasil resolveu presentear a sede da ONU nos Estados Unidos e encomendou ao artista paulista uma obra que foi representada por dois painéis (14m x 10m, aproximadamente) que significou, para ele, o melhor do que já havia feito. Portinari dedicou os murais Guerra e Paz à humanidade.
   A obra foi concluída em janeiro de 1956, mas até então, ninguém a tinha visto em sua plenitude, nem o próprio Portinari. Começou um movimento entre um grupo de artistas e intelectuais da época que apelou ao Itamaraty para que os painéis fossem expostos no Brasil antes do embarque para os EUA. Dessa forma, o público teve acesso pela primeira vez aos murais Guerra e Paz, que foram expostos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a presença do Presidente Juscelino Kubitschek que, na ocasião, entregou ao artista a Medalha de Ouro de Melhor Pintor de 1955, concedida pelo Internacional Fine Arts Council de Nova York.
   Portinari foi proibido de participar da inauguração dos painéis na sede da ONU por ser simpatizante do comunismo.
   Na ONU, os painéis ficaram localizados no hall de entrada da Assembleia Geral, num local nobre, porém de acesso restrito.
   Uma grande reforma no edifício da ONU que durará até 2013 possibilitou a oportunidade inédita que temos agora, graças ao Projeto Portinari, de rever os painéis no mesmo Theatro Municipal do Rio de Janeiro, como em 1956.
   E Melinha e Moisés já tiveram essa oportunidade. Foi no último dia 29 de dezembro de 2010. Lá, puderam ver de perto a grandiosidade da obra de Portinari. Melinha, sensível à mensagem nos painéis, comentava a cada instante as impressões que tinha da abordagem de Portinari. Moisés, como não poderia deixar de ser, registrou aquele momento histórico.
   Pra quem se interessar, a exposição ficará no Theatro Municipal até o próximo dia 06 de janeiro. Os horários de visitação são 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h. Quem quiser, deverá chegar meia hora antes para poder pegar uma senha e entrar.

 

Melinha e Moisés contemplando os painéis Guerra e Paz, de Portinari.


Rodrigo e Marcela: amigos.

Os painéis Guerra e Paz em toda sua plenitude.


Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 29.12.2010. Quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SERIADOS ANTIGOS DA TV - Curiosidades sobre as suas séries de TV favoritas.

SERIADOS ANTIGOS DA TV - Curiosidades sobre as suas séries de TV favoritas.
Da esq. para a dir.: Bastidores do seriado Zorro, Estúdios Disney, 1957 ; Jonathan Harris, o Dr. Smith de Perdidos no Espaço no Programa da Hebe; estúdio em Burbanck onde foram gravados os seriados A Feiticeira, Jeannie é um Gênio, entre outros; bastidores do seriado Batman, 1966; Erin Murphy, a Tabatha do seriado A Feiticeira, em frente à casa onde foi gravada a série.